Meu Carrinho

Fechar

Óleo de canola e Alzheimer

Óleo de canola e Alzheimer

Em 2050, estima-se que a Doença de Alzheimer afete cerca de 1% da população mundial, um número alto ao levarmos em consideração a projeção da ONU de cerca de 9,8 bilhões de habitantes no planeta: seriam 98 milhões de pessoas afetadas pela doença.
 
Há muita especulação sobre os fatores causadores do mal. Cientistas de todo o mundo tentam desvendar os mecamismos pelos quais a doença se desenvolve, de forma a buscar métodos preventivos. Um ponto de partida é sem dúvidas a alimentação. A cada dia, cresce o número de estudos em torno da nutrição e de como cada alimento interefere na saúde como um todo.
 

Um novo estudo sobre óleo de canola e Alzheimer

 
Recentemente, foi publicado um estudo na Scientific Reports destacando uma possível relação negativa entre o consumo de óleo de canola e o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
 
Para analisar como o consumo de óleo de canola poderia interferir na função cognitiva, pesquisadoras da Temple University utilizaram ratos de laboratório divididos em dois grupos: o primeiro, teve um dieta considerada normal durante 6 meses, enquanto o segundo grupo consumiu também cerca de 2 colheres de sopa de óleo de canela pelo mesmo período.
 
A partir disto, os ratos percorreram um labirinto para que os pesquisadores pudessem analisar suas performances, e o grupo que consumiu óleo de canola regularmente teve maior dificuldade em percorrer o labirinto, indicando redução na memória. Os cientistas descobriram que o consumo de óleo de canola diminuiu uma proteína no cérebro capaz de lutar contra a demencia, chamada de amyloid beta 1-40. A deficiência desta proteína fez com que os neurônios dos ratos fossem cercados por placa amilóide, prejudicando a memória.
 
É verdade que este é um estudo realizado com ratos e que uma análise mais completa precisa ser feita com humanos, porém, deve ser uma evidência suficientemente forte para levantar dúvidas sobre o consumo do óleo de canola.
 
Referência: Effect of canola oil consumption on memory, synapse and neuropathology in the triple transgenic mouse model of Alzheimer’s disease.

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são checados antes de serem publicados.