Meu Carrinho

Fechar

Lesões no esporte

Lesões no esporte

Quem pratica atividade física sabe que, as vezes, o esforço repetitivo dos exercícios pode causar incomodo devido ao desgaste do organismo. Daí, podem surgir condições específicas (também tratatas como lesões no esporte) que exigem tratamento com um profissional da área. Conversamos com o Dr. Henrique Biaggioni que destacou duas patologias que merecem atenção.
 

Condromalácia patelar

É o termo associado à degeneração da cartilagem da patela, sendo um dos subtipos dos distúrbios patelofemorais. É uma das doenças mais comuns do joelho (25% dos casos), afetando as mulheres duas vezes mais que os homens. Também conhecida como condropatia patelar, é um tipo de lesão que tem relação direta com a prática esportiva, principalmente em esportes que exijam repetição de movimentos e saltos.

Sintomas

Dor na face anterior do joelho, que é agravada por atividades físicas, subir e descer escadas e permanecer um longo período sentado na mesma posição.

Tratamento

Alongamento, fortalecimento e reequilíbrio dos músculos envolvidos.
  

Bursite trocantérica

É a doença inflamatória mais comum do quadril. O atrito dos tendões glúteos e do trato iliotibial contra o osso é o principal causador da doença. Geralmente acontece em adultos de meia-idade, na proporção de 4 mulheres para cada homem

Sintomas

O quadro clínico é de dor no quadril, que pode irradiar desde a face lateral da coxa até o joelho, podendo afetar também o glúteo A dor costuma aumentar após longos períodos em pé, sentado com as pernas cruzadas ou deitado sobre o quadril acometido.

Tatamento

Alongamento e fortalecimento dos musculos do quadril, abdome e coluna lombar.

  

Sobre o autor

O Dr. Henrique é ortopedista e traumatologista (TEOT 14552), médico do esporte (SBMEE 158330) além de especialista em doenças osteometabólicas. Caso tenha alguma dúvida ou interesse em agendar uma consulta, entre em contato diretamente com o consultório através do telefone (13) 3877-0769.

0 comentários

Deixe um comentário

Todos os comentários do blog são checados antes de serem publicados.